Notícias

Os Nossos Espumantes

25-07-2022

A história dos Espumantes da Bairrada surgiu no século XX, com o impulso dado pela visão e espírito empreendedor de emigrantes regressados do Brasil com o sonho de produzir o “champagne” português.

Introduziram-se castas estrangeiras, Pinot Noire e o Chardonay, na produção dos espumantes portugueses, porém não apresentaram os resultados esperados, acabando os produtores escolher por trabalhar com as castas tradicionais da região, como a Casta Bical ou a Casta Maria Gomes.

Deu-se um surgimento exponencial de Caves na região, entre as quais as Caves Primavera a 21 de março de 1944. Fundadas inicialmente com o nome de Vinícola Primavera Limitada, desenvolveram rapidamente a sua atividade, sendo que desde 1950 que se pode associar as Caves Primavera à produção de espumante.

No mesmo ano foi comercializado o 1º espumante – o Espumante Chave D’Oiro (ainda hoje produzido e comercializado).

Introduziram-se novos produtos no mercado e deu-se início à produção de vinho espumante por método clássico manual. Os anos 60 e 70 foram um período de grande volume produtivo e comercial, pois introduziu algumas das suas marcas de espumante mais famosas, como o Dom Duarte e o Célebre Data.

Os anos 80 trouxeram a modernização dos processos relativos aos espumantes que em 1985 culminou com a introdução da nova linha automática para o processo de Degorgment, seguida em 1986 de investimentos numa nova linha de enchimento.

No início do século XXI, no ano de 2001, registou-se um marco extremamente importante para a história contemporânea dos espumantes das Caves Primavera, o lançamento do 1º Espumante Baga (colheita de 1998).

Hoje em dia o nome das Caves Primavera é sinónimo de espumantes, tanto a nível regional como a nível nacional. O nosso Espumante Baga Bairrada Bruto é uma referência a nível nacional, a sua cor rosada e bolha fina convidam sempre a um brinde.

notícias
em
destaque

Catálogo 2022

09-11-2022

Ler mais

Newsletter – outubro

Ler mais