Notícias

5 curiosidades sobre vinho

10-05-2022

1

Sabia que o vinho branco também pode ser feito a partir de uvas tintas? Isto porque a coloração do vinho é definida pela extração de pigmentos presentes na casca da uva, que ficam de fora da fermentação no caso dos vinhos brancos produzidos a partir de uvas tintas.

2

O vinho pode ser uma poderosa fonte de antioxidantes. Para obter a mesma quantidade de antioxidantes de uma garrafa de vinho, seria necessário beber 20 copos de sumo de maçã ou 7 de laranja. É de salientar que o vinho tinto tem mais antioxidantes que o vinho branco.

3

Na Grécia Antiga, o anfitrião tomava o primeiro gole de vinho para garantir aos hóspedes que o vinho não estava envenenado, daí vem a tão famosa expressão “saúde”. 

Já o ato de brindar começou na Roma Antiga quando os romanos deram continuidade à tradição grega, mas começaram a colocar um pedaço de pão torrado em cada copo de vinho para neutralizar os sabores indesejáveis ou a acidez excessiva.

4

As pessoas costumam harmonizar vinho e comida porque ambos produzem uma sinergia, transformando dois sabores num terceiro especial. Além disso, o vinho é capaz de limpar as papilas gustativas da boca, ou seja, cada garfada é como a primeira.

5

Champanhe ou Espumante?

Muitas vezes surge a dúvida entre Champanhe ou Espumante. A resposta é que tudo depende de onde é produzido. Devido à lei de Denominação de Origem Protegida (DOP) na Europa, os espumantes feitos fora da região de Champagne, na França, têm outras denominações.

notícias
em
destaque

Newsletter – agosto

08-09-2022

Ler mais

Newsletter – julho

09-08-2022

Ler mais