cavesprimavera-icon4 cavesprimavera-icon3 cavesprimavera-icon2 cavesprimavera-icon1
na rota
dos bons
vinhos

As Caves Primavera foram fundadas em 1944 pelos irmãos Vital e Lucénio Rodrigues de Almeida. Manifestando desde cedo vocação universal, a sua estratégia empresarial é dirigida para os mercados internacionais, destacando-se hoje o mercado Europeu e Norte-Americano. Partindo de instalações reduzidas e totalmente manuais, a empresa conta hoje com uma área coberta de 10.000 m2, com equipamentos tecnologicamente avançados.

Desde a sua fundação, as Caves Primavera passaram por diversas fases de desenvolvimento, de acordo com um plano previamente definido. Assim, após iniciar a sua actividade em instalações exíguas, deu corpo à segunda fase quando mudou de instalações e abriu a primeira cave destinada a vinhos espumantes. Além do alargamento das instalações, na segunda fase procedeu-se à implementação da primeira linha de enchimento semi-automática.

No início dos anos 70 inicia-se a automatização da linha e novo alargamento da cave. Nos anos 80 a empresa possuía já 2 linhas totalmente automáticas e um moderno sistema de embalagem. Contudo, foi no início dos anos 90 que se deu o grande salto qualitativo, com a construção de um centro de vinificação onde se produz a totalidade do vinho Bairrada e Beiras comercializado, bem como do vinho branco para Espumante. A capacidade total de fermentação instalada é de 2,5 milhões de Kg de uvas.

Bairrada.tif

Nos últimos anos alterámos profundamente as nossas instalações e o lay-out com a aquisição de novas tecnologias, quer no sector de vinificação, quer no sector de enchimento e embalagem. A política de qualidade que tem vindo a ser implementada, culminou com a certificação da empresa pela norma ISO 9001:2008. Tal só foi possível, para além do factor humano, que representa uma mais valia preciosa, com a aquisição de tecnologia laboratorial que permitiu um controlo rigoroso para todas as determinações analíticas exigidas pelos diversos mercados de destino, factor determinante na competitividade das Caves Primavera, que assegura, deste modo, a criatividade aliada à moderna tecnologia.

Num mercado extremamente competitivo, os nossos vinhos são referenciados com regularidade nas revistas da especialidade, nacionais e estrangeiras. A atribuição de prémios em diversos concursos de âmbito mundial, são um factor importante que reforça a imagem dos nossos produtos. Durante as últimas décadas temos tentado transmitir ao consumidor a imagem duma empresa que se prepara para os desafios da economia global, nos seus 72 anos de idade, com produtos de qualidade oriundos de diversas regiões demarcadas.

É com confiança que as Caves Primavera encaram o desafio dos próximos anos pois, no século XXI, o vinho continua tal como há séculos atrás, a fazer parte integrante dos hábitos sócio-culturais de grande parte da Humanidade.

Visão, Missão e Valores

Visão:
Honrar permanentemente o compromisso dos fundadores da empresa com a excelência na produção de vinhos e espumantes.

Missão:
Seleccionar as melhores uvas da região da Bairrada para produzir vinhos e espumantes de excelência e comercializar vinhos de outras regiões, aliando o saber adquirido ao longo de décadas, com a eficácia de novas tecnologias, cada vez mais comprometidas com a qualidade e o ambiente.

Fachada-Caves-Primavera-v2

Valores: 
Tradição e História, Família, Qualidade, Criatividade e Inovação, Ambição, Conhecimento e Experiência, Flexibilidade

Cronologia da empresa

1944

Fundação da Vinícola Primavera

1954

A empresa passa a dispor de instalações próprias, com cave e altera a denominação para Caves Primavera

1955

Inicio da produção de vinho espumante pelo método clássico manual

1973

Com o propósito de responder a um acréscimo significativo da procura, a empresa CAVES PRIMAVERA procedeu a uma primeira ampliação da sua cave. Foi aumentada igualmente a capacidade de armazenamento vínico para os três milhões de litros;
Adquiriu ainda uma linha completa para engarrafamento de vinhos de qualidade, com uma capacidade de engarrafamento de 3.500 garrafas por hora, aumentando assim o volume de vendas, onde cerca de 50% diziam respeito ao mercado externo;

1983

Aquisição e implantação de uma nova linha automática de engarrafamento de vinhos tranquilos e aguardentes

1985

Introdução de uma linha automática para o «degorgement» dos espumantes

1986

Novos investimentos a nível de máquinas para as linhas de enchimento, depósitos em aço inox, equipamento e instrumentação laboratorial

1992

Construção de um centro de vinificação destinado a vinhos Bairrada (D.O.C.) e Regionais Beiras e reforço da capacidade de armazenamento vínico de depósitos de inox

1997

Realização de elevados investimentos ao nível de melhoramento e modernização dos espaços industrial e social, aquisição de equipamento de avançada tecnologia para as linhas de engarrafamento e aumento da capacidade produtiva e qualitativa do centro de vinificação bem como do armazém de estágio de vinhos tranquilos

2000

Certificação da empresa pela Norma NP EN ISO 9002 no âmbito da Fabricação de Vinhos Comuns, Espumantes e Licorosos Engarrafados.

2001

Lançamento do 1º Espumante Baga com a colheita de 1998

2002

Aquisição de equipamento de rotulagem auto-adesivo

2016

Aumento da capacidade de congelação da linha de "Degorgement"