Notícias

Caves Primavera – Turismo Águeda

10-07-2018

Roteiro Caves Primavera – Turismo Águeda 

A região de Águeda tem registado um crescimento notável na última década, tanto a nível social, como económico e turístico. Águeda é hoje reconhecida internacionalmente como a “Cidade dos Guarda-Chuvas”, sendo um centro cultural a nível nacional e promovendo a cultura portuguesa, nas suas diferentes formas (arte, música, cinema, artesanato, gastronomia). A inovação das experiências turísticas tem sido o lema deste desenvolvimento e o principal mecanismo de potencialização do crescimento turístico da região.

As Caves Primavera não podem deixar de ficar indiferentes a este movimento cultural e turístico da região. Desta forma preparámos para si um roteiro especial com o qual pode apreciar os principais destaques da região e das Caves Primavera.

Duração: 1 dia

Horário: 9h – 24h (Manhã: 9h – 13h; Almoço/Tarde: 13h-20h; Jantar/Noite: 20h-24h)

Manhã

Comece o dia aproveitando o que de melhor a natureza da região tem para lhe oferecer, visitando a Pateira de Fermetelos. A Pateira é o marco natural mais importante da região, destacando-se por ser uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica e por ser constituída por habitats, ecossistemas e espécies únicas. Aqui poderá realizar actividades como a observação de aves, passeios de bicicleta, praticar actividades desportivas como jogging e canoagem, aperfeiçoar as suas capacidades fotográficas num local cheio de luz, cor e beleza natural e realizar um lanche matinal com uma vista única.

O roteiro continua por volta das 11h30, com um deslocação até a uma das maiores Caves da Região da Bairrada, as Caves Primavera, em Aguada de Baixo, onde poderá conhecer os famosos Espumantes Bairradinos. Nas Caves Primavera terá a oportunidade de realizar uma visita guiada pelas Caves Primavera, ficando a conhecer tudo sobre os processos produtivos dos vinhos, espumantes e aguardentes. Poderá tirar as tradicionais fotos de enoturismo junto a bonitas barricas de carvalho onde se encontram a estagiar vinhos e aguardentes e visitar uma das mais belas e rústicas Caves de Espumante do país. No final da visita terá lugar uma prova de vinhos e espumantes, onde poderá provar o celebrado e premiado Espumante Baga Bairrada Bruto das Caves Primavera, com a sua tradicional cor rosada.

Almoço/Tarde

Na Região de Águeda não faltam bons locais e comidas típica para saborear. Estando na Bairrada e podendo saborear um maravilhoso Leitão da Bairrada, acompanhado com um Espumante das Caves Primavera, porque não o fazer? Portanto, nada melhor que deslocar-se até Aguada de Cima para almoçar no maravilhoso Restaurante Casa Vidal. Nesta casa poderá saborear o que de melhor a Bairrada tem para oferecer: um leitão assado, cortado finamente, com pele estaladiça e carne suculenta, acompanhada por um Espumante elegante, fresco, bruto e de bolha fina das Caves Primavera.

Após um período de natural descanso, depois de uma refeição divinal, propomos uma ida até Macinhata do Vouga, um pouco mais a norte no concelho, para visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga. No museu terá a oportunidade de conhecer ao pormenor inúmeras locomotivas e carruagens da história ferroviária de Portugal.

Com o aproximar do fim do dia, chegamos à última paragem do nosso roteiro, a cidade de Águeda, capital do concelho. A cidade tem-se tornado num grande centro cultural, sendo a cidade reconhecida mundialmente pela imagem dos guarda-chuvas. Sugere-se que se faça um passeio pelas ruas da cidade, para conhecer as famosas ruas dos guardas-chuvas do projecto Umbrella Sky Project, fotografar as referências de arte urbana espalhadas pela cidade, visitar a bonita zona ribeirinha da cidade e comer um tradicional Pastel de Águeda.

Jantar/Noite

O destino do jantar, numa noite de verão de Julho em Águeda apenas pode ser um, o AgitÁgueda! Aqui poderá petiscar comidas típicas portuguesas nas várias barraquinhas das associações da região ou refrescar-se com um dos espumantes das Caves Primavera, presentes em muitas das barraquinhas. Após o jantar poderá relaxar e assistir a um espectáculo de música de artistas nacionais da actualidade. Se preferir continuar a conhecer o recinto do festival, visitando uma das feirinhas de artesanato do festival ou continuar a conhecer outros espaços de arte urbana da cidade de Águeda. Se estiver de visita com crianças, poderá ir até ao espaço AgitaKids.

Venha conhecer as Caves Primavera e aproveite para conhecer a maravilhosa região de Águeda!

Outras opções de visita: Praia Fluvial do Alfusqueiro, Praia Fluvial do Bolfiar, Parque Alta Vila, Centro de Artes de Águeda

notícias
em
destaque

Os Espumantes das Caves Primavera

08-05-2018

Os Espumantes das Caves Primavera A história dos espumantes na...

Ler mais

5 Mitos sobre Vinhos

12-04-2018

5 Mitos sobre Vinhos Rolha de Screw Cap = Vinho...

Ler mais