Notícias

Os Espumantes das Caves Primavera

08-05-2018

Os Espumantes das Caves Primavera

A história dos espumantes na Bairrada surgiu no século XX com o impulso dado pela visão e espírito empreendedor de emigrantes regressados do Brasil com o sonho de produzir o “champagne”português. A ligação ao champagne era de tal maneira forte, que se procedeu à introdução de castas estrangeiras como o Pinot Nior e o Chardonay na produção do espumantes portugueses. As produções com estas castas não apresentaram os resultados esperados, acabando os produtores por escolher trabalhar com as castas tradicionais da Região da Bairrada, como a Casta Bical ou a Casta Maria Gomes.

O início da produção de espumantes na Bairrada foi imediatamente seguido pelo surgimento exponencial de Caves na Região, entre as quais as Caves Primavera a 21 de Março de 1944. Fundadas inicialmente com o nome de Vinícola Primavera Limitada, iniciaram a sua actividade numa pequena habitação em Aguada de Baixo, mas rapidamente se desenvolveram, sendo que desde o ano de 1950 que se pode associar as Caves Primavera à produção de espumante, dado que foi o ano em que começou a ser comercializado o 1º Espumante das Caves Primavera – o Espumante Chave D’Ouro (ainda hoje produzido e comercializado pelas Caves Primavera).

Após o início da sua história de produção de espumantes em 1950, as Caves Primavera introduziram no mercado novos produtos como o Espumante Primavera Reserva em 1951 e o Espumante Primeira Reserva em 1953. Em 1955 dá-se início à produção de vinho espumante por método clássico manual. Os anos 60 e 70 representaram um período de grande volume produtivo e comercial para as Caves Primavera, tendo a empresa introduzindo neste período algumas das suas marcas de espumante mais famosas como o Dom Duarte e o Célebre Data. Os anos 80 trouxeram a modernização dos processos relativos ao espumantes, culminando com a introdução em 1985 da nova linha automática para o processo de Degorgment, seguida em 1986 de investimentos numa nova linha de enchimento. No início do XXI, no ano de 2001, registou-se uma marco extremamente importante para a história contemporânea dos espumantes das Caves Primavera, o lançamento do 1º Espumante Baga (colheita de 1998).

Hoje em dia o nome das Caves Primavera é sinónimo de espumantes, tanto a nível regional como a nível nacional. O nosso Espumante Baga Bairrada Bruto é uma referência a nível nacional, a sua cor rosada e bolha fina convidam sempre a um brinde, o nosso Espumante Chave D’Ouro encontra-se em comercialização há 68 anos, mantendo sempre a sua frescura e cor dourada viva e o nosso Espumante Célebre Data Reserva Bruto é o companheiro perfeito para as suas celebrações, em função da sua elegância e qualidades únicas.

As Caves Primavera são e sempre serão uma referência do Espumante Português, sendo o seu compromisso apresentar aos consumidores produtos de qualidade inequívoca e que lhes permitam experimentar sensações únicas. A nova gama de espumantes introduzida em 2017, composta pelo Espumante Bical Bairrada Bruto e pelo Espumante Prem1um Baga Arinto 2015 pretendem ser mais um caso de sucesso no mercado dos Vinhos Espumantes de Qualidade e uma prova do compromisso das Caves Primavera.

notícias
em
destaque

Caves Primavera – Turismo Águeda

10-07-2018

Roteiro Caves Primavera – Turismo Águeda  A região de Águeda tem...

Ler mais

5 Mitos sobre Vinhos

12-04-2018

5 Mitos sobre Vinhos Rolha de Screw Cap = Vinho...

Ler mais